Eclipse Solar |
É tão belo vê um eclipse não acham?
Um Eclipse Solar acontece quando a Lua se encontra entre a Terra e Sol, em um raro alinhamento onde a Lua oculta a luz solar em uma estreita faixa terrestre. Veja como funciona:
Um Eclipse Solar Híbrido irá acontecer no próximo dia 03 de Novembro de 2013. Mas algumas dúvidas ainda estão no ar: - "Poderei ver o eclipse da minha cidade? Como será esse eclipse? Quanto tempo dura? E afinal, o que é um eclipse híbrido?"
O Eclipse do dia 03/11/13 será um eclipse híbrido do Sol. Será visível com totalidade no norte do Oceano Atlântico a leste da Flórida, Gabão e na África, ao sul da Costa do Marfim e Gana, com duração máxima de 1 minuto e 39 segundos. No Brasil será parcialmente visível em todo o Nordeste, e em parte da região Norte. Infelizmente, para as regiões do Centro, Sul e Sudeste do Brasil não teremos a oportunidade de contemplar esse Eclipse Solar.
Poderei ver o eclipse da minha cidade? Se sim, em qual horário?
A maioria das cidades do Brasil não poderá ver o eclipse, e as que poderão, apenas uma visão parcial será observada.
Animação mostra onde o eclipse poderá ser visto |
Como diz o velho ditado, "uma imagem vale mais do que mil palavras", portanto veja logo abaixo um outro mapa que mostra como será o Eclipse de acordo com sua localidade. Vale lembrar que as regiões que não estão dentro do perímetro do "cone", não poderão observar o evento. Este mapa também informa qual será a fração do diâmetro solar que será ocultada pela Lua, de acordo com cada região:
Clique na imagem para ampliar / Créditos: Michael Zeiler |
Por quê "híbrido"?
Existem 4 tipos de eclipses solares:
- Eclipse solar parcial: somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar.
- Eclipse solar total: toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua.
- Eclipse anular, eclipse anelar ou eclipse em anel: um anel da luminosidade solar pode ser visto ao redor da Lua, o que pode acontecer se a Lua estiver próxima de seu apogeu.
- Eclipse híbrido: quando a curvatura da Terra faz com que o eclipse seja observado como anular em alguns locais e total em outros. O eclipse total é visto nos pontos da superfície terrestre que estão ao longo do caminho do eclipse e estão fisicamente mais próximos à Lua, e podem, assim, serem atingidos pela umbra; outros locais, menos próximos da Lua devido à curvatura da Terra, caem na penumbra da lua, e enxergam um eclipse anular.
O próximo Eclipse Solar será do tipo anular, e acontecerá no dia 29 de Abril de 2014, mas será visível somente na Antártida e na Austrália. Portanto, se você tem a oportunidade de observar este evento no próximo dia 03 de Novembro, não perca tempo, pois mesmo um eclipse parcial é algo raro.
Para aqueles que estão em locais não privilegiados, o site Galeria do Meteorito irá disponibilizar a transmissão em tempo real. Não percam!
Fonte: Galeria do Meteorito
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Pantufa's Pop reserva-se o direito de remover comentários que contenham frases, palavrões, caracteres que sejam ofensivos e que estão em desacordo com o propósito do blog. O autor do comentário deve colocar seu nome e sobrenome para comentar.