Clique em curtir-nos no facebook

domingo, 10 de agosto de 2014

Chapada Diamantina



Gruta Da Lapa Doce

O que tem em mais em seu Estado ?

Gruta da Lapa Doce


Frequentemente  vejo pessoas se programando para visitar outro estado para turismo litorâneo, porém tem muito mais coisas para se explorar além de praia e mar, coisas que vão encher seus pulmões de ar e sentir seus pés aterrem na terra como raizes de uma grande arvore.

Confira :

 
A formação das cavernas dos Municípios de Seabra, Palmeiras e Iraquara, região onde se concentra a grande maioria das grutas estudadas no Estado da Bahia, data da era do Proterozóico Superior (900 - 700 milhões de anos) e do Proterozóico Médio (entre 1,7 e 1 bilhão de anos) segundo datações, utilizando métodos isotópicos.

Todas essas cavernas, com exceção daquelas de arenitos, originaram-se da lenta percolação de águas levemente ácidas que, penetrando em planos de fraqueza dissolveram o carbonato de cálcio (CaCO3) dos calcários, abrindo passagens. 


A água, que se infiltra na superfície, penetra no solo e vai dissolvendo a rocha. 
Ao encontrar os espaços das galerias subterrâneas, o carbonato de cálcio, dissolvido na água, sofre um processo de cristalização. 
Inicia-se, assim, a formação das estalactites(1) e das estalagmites (2), muitas vezes formando espeleotemas (3). 
Gruta da Lapa Doce

O interesse crescente de pesquisadores em espeleologia, na região, deve-se ao grande número de grutas existentes na Chapada Diamantina ainda sem conhecer, catalogar ou explorar, adequadamente. 

No século passado, pioneiros como Peter Lund e o alemão Ricardo Kroner descobriram o enorme potencial espeleológico brasileiro. 
Na Bahia, encontra-se o maior sistema hidrológico subterrâneo identificado no País e talvez no mundo.
Existem mais de 130 grutas mapeadas e cadastradas só nos municípios de Seabra, Palmeiras e Iraquara. 
Segundo algumas estimativas, aquela região contém, provavelmente, a maior densidade de galerias por quilômetro quadrado, e o maior potencial brasileiro, tanto em termos de quantidade quanto de extensão de cavernas, sendo que a distancia entre elas alcançaria, no máximo, 500 metros. 

As cavernas formadas em arenitos, do Grupo Chapada Diamantina, estão entre as mais espetaculares e raras do mundo, a exemplo da Gruta do Lapão, no Município de Lençóis, que tem mais de 1 km de extensão. 

Dentre as grutas existentes com formação calcária, destacam-se, como as mais extensas, a Lapa Doce ll, com 9.800m; a Gruta da Torrinha, com 6.500m; a Gruta do Ioiô e a Gruta do Impossível, ambas com 4.000m de extensão. 
Gruta da Pratinha

Atualmente, apenas cinco, dentre essas grutas, são exploradas turisticamente: Lapa Doce l, Torrinha, Pratinha, Gruta Azul, e a Gruta do Lapão, em Lençóis, esta última esculpida em arenitos. 

Além da beleza de seus espeleotemas, observam-se, também, importantes painéis arqueológicos, com pinturas rupestres de animais (a exemplo de cachorros, veados, peixes etc.) ou de outras figuras que sugerem formas as mais diversas, como sol, mãos, flechas e desenhos geométricos. 
São figuras que se atribuem à obra do homem americano, pré-colombiano, datadas entre 1 mil a 8 mil anos, sendo que os painéis mais antigos, segundo a professora Beltrão, alcançariam 30 mil anos. 
Estes painéis, encontrados em mais de 36 grutas dentre as já cadastradas, além dos possíveis materiais líticos, cerâmicos e outros vestígios, que provavelmente existam no subterrâneo, representam um importante registro do homem da pré-história brasileira, constituindo-se num patrimônio natural inestimável, para efeito de estudos e de pesquisa, que enriquecerão, cada vez mais, não só o Brasil mas a humanidade. 
Caverna  da Torrinha

As cavernas têm muito a nos ensinar e a oferecer. Entretanto, é necessário saber visitá-las, respeitando as suas normas de segurança, afim de que não sejam estas destruídas, invadidas ou depredadas, já que pertencem ao nosso patrimônio natural, sendo portanto, um legado para as gerações futuras. 

A preservação dos recursos naturais é de fundamental importância, não só como referencia histórica mas como possibilidade de um comparativo entre tempos geológicos que equivalem a milhões de anos - compreendendo a formação das cavernas, a criação das plantas e dos peixes -, além de possibilitar a comparação da vida média atual do homem contemporâneo, estimada em torno dos setenta anos. 

Com isso, fica evidenciada a brevidade da vida humana neste Planeta, comparada ao incomensurável tempo geológico e todo o mistério que o envolve. 

A entrada das cavernas representa o limite entre dois mundos distintos, embora complementares: o da luz e o da sombra. 
Formações no teto, na caverna de Torrinha

A ausência total de luz é a principal característica dos mundos subterrâneos, o que não impede que você possa, corajosamente, atravessá-los. 

(1) Estalactites - precipitado alongado mineral que se forma nos tetos das cavernas ou dos subterrâneos.
(2) Estalagmites - precipitado alongado mineral formado no solo de uma caverna ou subterrãneo e provenientes dos respingos caídos do teto. Toma posição oposta ao estactite.
(3) Espeleotema - formação mineral encontrada no interior da caverna que sugerem figuras de castelos, pianos, santos, asa de morcego, candelabros, animais e uma infinidade de formas. Estima-se que uma estalactite, uma estalagmite, ou mesmo um espeleotema levem de 33 a 100 anos para crescer apenas 1 cm. 
  • Pinturas Rupestres. Serra das Paridas, Lençóis, Chapada Diamantina-BA

Gruta da Lapa Doce
Localizada no município de Iraquara na Chapada Diamantina, a Gruta da Lapa Doce faz parte de um complexo de cavernas calcáreas, diferenciando da maioria das cavernas da região por ser ampla, arejada e quase toda plana. Considerada a terceira maior do Brasil, a caverna possui 20 km mapeados, onde 850 m são abertos à visitação. Sua dolina (depressão externa formada pela dissolução ou desmoronamento de material calcário) surpreende pela grandiosidade – 72 metros de altura. Seu maior salão não fica atrás: tem 60 metros de largura. Para a visitação paga-se uma taxa individual de R$ 10,00 e são permitidos grupos de no máximo 12 pessoas acompanhados sempre por guia. 

Como chegar: Seguindo aproximadamente 20 Km pela BR-242 após passar pelo Morro do Pai Inácio, pega-se a BA-122 por 14 Km até um cruzamento com estrada de terra. Placas indicam a Gruta da Lapa Doce à esquerda da rodovia e a Pratinha à direita. Percorra um quilômetro até uma bifurcação, dobre à direita e percorra mais um quilômetro. 
Caverna da Fumacinha

Pratinha e Gruta Azul
Situada na Fazenda Pratinha, próxima ao município de Iraquara e com a mesma água transparente e azul dos poços Encantado e Azul, o lago da gruta Azul fica escondido sob as raízes aéreas de uma árvore da fazenda e tem comunicação com o Rio Pratinha. Para chegar até ela há uma pequena, mas íngreme descida. O banho na gruta não é permitido.
Já na Gruta do Rio Pratinha, o mergulho é permitido. A observação das formações rochosas e dos peixes é a principal atração. Vale dizer que a flutuação é uma espécie de mergulho feita com colete salva-vidas, pé de pato e snorkel, sempre em grupos e acompanhada por guias treinados e qualificados em espeleomergulho com certificação internacional para mergulhos em cavernas. Uma das curiosidades dessa lagoa são os micro búzios, ou o que o restou deles. Parte dessas minúsculas conchinhas que forram o leito do rio foi pisoteada e destruída. As plantas aquáticas, antes abundantes no rio Pratinha, também sofreram interferência humana. Atualmente, o rio mais parece uma piscina. 

Torrinha
A Torrinha não é a maior caverna do Brasil, mas é uma das mais completas, considerando-se a riqueza e diversidade de seus espeleotemas. No último levantamento da Sociedade Brasileira de Espeleologia, de 1994, a Torrinha aparece como a 13º maior do país, com 8.210 metros. No entanto, atualmente já há 13.300 metros mapeados, o que a colocaria em sétimo lugar.
Descoberta em 1850, a caverna Torrinha fica em uma propriedade particular em Iraquara. O atual proprietário e zelador da caverna, Eduardo Figueiredo da Silva, 45, conta que, na época, seu bisavô percorreu apenas 600 metros, trecho que corresponde ao primeiro dos três roteiros.
Antes de entrar na Torrinha os visitantes recebem um capacete e orientações sobre o comportamento dentro da caverna. Não falar alto, não correr e não mexer nas formações são os principais pedidos. 

  • Pinturas Rupestres. Serra das Paridas, Lençóis, Chapada Diamantina-BA


  • Gruta do Poço Encantado. Itaetê, Chapada Diamantina-BA

Poço Azul
Aqui o luxo é poder banhar-se nas águas cristalinas. O azul vivo da água deve-se à luz que vem do sol. O atrativo pertence ao município de Nova Redenção e para visitá-lo é necessário pagar taxa de entrada. O lugar possui restaurante, estacionamento e loja de artesanato. 

Poço Encantado
Sua água é tão cristalina que não é possível perceber onde o meio aquático começa. As pedras localizadas a 50 metros de profundidade são vistas nitidamente, além do reflexo da luz que transforma a água em um espelho mágico. O encanto realmente acontece quando um raio de sol atravessa o poço, principalmente nos meses de abril a agosto, refletindo um azul límpido. Está localizado no município de Itaetê.
fonte: http://www.chapadadiamantina.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Pantufa's Pop reserva-se o direito de remover comentários que contenham frases, palavrões, caracteres que sejam ofensivos e que estão em desacordo com o propósito do blog. O autor do comentário deve colocar seu nome e sobrenome para comentar.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...